Progressos notáveis registados na gestão de cheias e secas em BUPUSA

Os governos de Moçambique e do Zimbabué registaram progressos notáveis na construção de resiliência contra os choques climáticos, incluindo cheias e secas nas Bacias dos Rios Búzi, Pungoé e Save (BUPUSA), partilhadas exclusivamente pelos dois países.

O Progresso foi registado no âmbito do Projecto financiado pelo Fundo Global para o Ambiente (GEF)  Projeto de “Gestão de Usos Competitivos da Água e Ecossistemas Associados nas Bacias do Pungoé, Buzi e Save” sendo implementado nas bacias pelo International Union for Conservation of Nature (IUCN), com a Global Water Partnership Southern Africa (GWPSA) como parceiro de execução regional que apoia os dois governos.

Uma avaliação de médio termo encomendada pela IUCN estabeleceu que o projecto tem respondido com sucesso até agora aos desafios das bacias e dos estados membros e às necessidades das partes interessadas, avançando no sentido de uma maior segurança hídrica, resiliência às mudanças climáticas e meios de subsistência sustentáveis.

“A IUCN esta satisfeita com os resultados até então e elogia a unidade de gestão do projecto pela sua abordagem proactiva, minuciosa e empenhada na execução do projecto”, disse o Sr. Tariro Saruchera, Oficial Sénior do Programa de Água e Zonas Húmidas para a África Oriental e Austral da IUCN.”

O projeto de quatro anos centra-se no fortalecimento da gestão de riscos relacionados com a água através do reforço da monitoria e melhoria dos serviços ecossistêmicos através da gestão quantitativa da água.

O projecto apoiou a finalização das negociações que levaram à assinatura do Acordo de Partilha de Água do Save,  O acordo de Estabelecimento e Acomodação (Hosting) do BUPUSA, que juntamente com o acordo de partilha do Pungoé (2016) e Buzi (2019), culminaram no estabelecimento da Comissão de Cursos de Agua do BUPUSA (BUPUSACOM) em Maio de 2023. A comissão supervisiona o planejamento, desenvolvimento e gestão dos recursos hídricos nas três bacias.

“A SADC dá as boas-vindas à primeira instituição tri-bacia na região - BUPUSACOM, à família de instituições de cursos de água partilhados na região”, Dr. Patrice Kabeya, Oficial Sénior do Programa – Água, Secretariado da SADC

“A SADC dá as boas-vindas à primeira instituição tri-bacia na região - BUPUSACOM, à família de instituições de cursos de água partilhados na região”, Dr. Patrice Kabeya, Oficial Sénior do Programa – Água, Secretariado da SADC

O projecto está a apoiar os governos de Moçambique e do Zimbabué a aumentarem a preparação para cheias e secas, como forma de reduzir o impacto dos extremos climáticos na tri-bacia.

O projecto instalou, dentro das três bacias, equipamento hidrometeorológico para fornecer medições em tempo real, precisas e praticáveis ​​dos caudais de água que informam a previsão de cheias e sistemas de aviso prévio (FFEWS), ajudando assim os decisores a alertar as comunidades sobre desastres naturais, especialmente inundações.

Técnicos realizam medições de caudal ao longo do Rio Búzi utilizando equipamento hidrometeorológico adquirido no âmbito do projecto.

Técnicos realizam medições de caudal ao longo do Rio Búzi utilizando equipamento hidrometeorológico adquirido no âmbito do projecto

Entretanto, os técnicos dos Estados-Membros estão a receber formação contínua na recolha de dados, instalação, operação e manutenção dos equipamentos hidrométricos para garantir a sustentabilidade após a instalação e após a conclusão do projecto.

Como parte da mitigação da seca, o projecto iniciou avaliações e validação do risco de seca no âmbito do BUPUSA em 2023, para mapear pontos críticos de seca para possíveis intervenções em comunidades duramente atingidas. Os estudos de vulnerabilidade à seca contribuirão para o fortalecimento da gestão dos riscos relacionados com a água, através do reforço dos sistemas de monitorização, do desenvolvimento de ferramentas operacionais em tempo real e do empoderamento das comunidades na sua autonomia na mitigação da seca.

Consultas para Avaliações de Vulnerabilidade de Risco de Seca sendo conduzidas através de discussões de grupos focais na comunidade de Takavarasha no Distrito de Chivi, Bacia do Rio Save no Zimbábue

Consultas para Avaliações de Vulnerabilidade de Risco de Seca sendo conduzidas através de discussões de grupos focais na comunidade de Takavarasha no Distrito de Chivi, Bacia do Rio Save no Zimbábue

As bacias do BUPUSA possuem muitos recursos hídricos, que ainda não foram totalmente desenvolvidos. Uma avaliação dos Caudais Ambientais (EFlows) encomendada pelos dois governos no âmbito do projecto na bacia do Pungoé estabeleceu que os níveis de utilização da água na bacia estavam abaixo do rendimento médio anual e que há margem para desenvolver os recursos hídricos da bacia sem seriamente comprometer as funções ecossistêmicos e biodiversidade. A avaliação determinou como diferentes aspectos do contexto socioeconómico e ecossistêmicos reagem aos caudais e níveis de utilização da água da bacia.

 “O estudo recomendou que o desenvolvimento dos recursos hídricos no Acordo de Partilha de Água do Pungoé seja combinado com investimentos na protecção ambiental e na utilização sustentável dos recursos naturais”, disse a Dra. Loreen Katiyo, Especialista Ambiental e Governação Transfronteiriça da Água em África da GWPSA.

Sr. Elisha Madamombe, Secretário Executivo Interino da BUPUSACOM e Coordenador Regional do Projecto BUPUSA da IUCN-GEF

“A avaliação EFLows informará as negociações em torno das cláusulas relativas à atribuição transfronteiriça de água e aos fluxos ecológicos na bacia do Pungoé, conforme previsto no Acordo de Partilha de Água do Pungoé”, afirma o Sr. Elisha Madamombe, Secretário Executivo Interino da BUPUSACOM e Coordenador Regional do Projecto BUPUSA da IUCN-GEF.

As bacias hidrográficas do BUPUSA enfrentam desafios semelhantes, principalmente mudanças no regime de fluxo, deterioração da qualidade da água, cheias e secas, degradação da terra, perda de biodiversidade, redução da disponibilidade de água e sedimentação. Para proporcionar uma compreensão partilhada das bacias, foi desenvolvida uma análise diagnóstica transfronteiriça (TDA). A ADT, cujo texto foi finalizado em 2023, informará o Programa de Acção Estratégica (PAE) e os Planos de Acção Nacionais (PAN). O PAE consiste em projectos e investimentos prioritários para resolver os problemas identificados pela ADT a nível transfronteiriço e destina-se a mobilizar recursos para o desenvolvimento da água, enquanto os PAN abordarão as lacunas a nível nacional e fornecerão intervenções orientadas para melhorar a GIRH. O processo de desenvolvimento do SAP e dos NAPs foi lançado no final de 2023 e deverá ser concluído até o final do ano. Espera-se que a ADT desbloqueie investimentos para o desenvolvimento de infra-estruturas, irrigação, controlo e gestão de cheias e também aborde algumas preocupações ambientais nas bacias, enquanto o PAE deverá mobilizar recursos para o desenvolvimento hídrico.

A geração e partilha de conhecimento são fundamentais para garantir que os investimentos alcançam um impacto duradouro na salvaguarda do ambiente global. O projecto teve um bom desempenho na partilha de conhecimentos e aprendizagem transfronteiriços, incluindo visitas de intercâmbio a outras bacias e proporcionando participação em conferências como a Semana Mundial da Água de Estocolmo. O projeto também estabeleceu canais de partilha de conhecimento online onde o progresso do projeto é apresentado, incluindo a página web do BUPUSACOM website a pagina web sob a plataforma de conhecimento da GEF IWLearn.

O projecto, orientado pelo Plano de Acção para a Igualdade de Género e Inclusão Social (GESI), está a implementar uma abordagem transformacional de género para promover o desenvolvimento inclusivo e equitativo nas bacias do BUPUSA e nas suas áreas circundantes.

“Atribuímos o sucesso do projeto ao financiamento do GEF, à colaboração eficaz entre a IUCN e a GWPSA, às relações fortes e de longa data e à confiança entre os dois estados membros, e ao envolvimento eficiente das partes interessadas, que assumiram a propriedade do projeto e compromisso com a cooperação transfronteiriça”, disse o Engenheiro Gilbert Mawere, Diretor de Desenvolvimento e Utilização de Recursos Hídricos em  Ministério dos Recursos Hídricos do Zimbabué

O engenheiro Gilbert Mawere elogia o progresso do projeto desde o seu início

O engenheiro Gilbert Mawere elogia o progresso do projeto desde o seu início

Tanto a IUCN como a GWPSA comprometeram-se a apoiar a BUPUSACOM e os seus estados-membros na conclusão do projecto e a garantir recursos adicionais para continuar o trabalho impactante nas três bacias, incluindo apoiar a comissão na implementação do seu roteiro.