Workshop GWP GIRH ToolBox-São Paulo

Durante dois dias intensos , 9 e 10 de dezembro , 31 professores e formuladores de políticas públicas para a Argentina , Bolívia, Brasil , Chile , Equador, Peru , Uruguai , Colômbia e Venezuela se reuniram em San Pablo no Workshop ToolBox , especialmente preparado pela GWP e a Universidade de Brasília . Com estudos de casos dinâmico e mapas conceituais uma foi gerada uma atmosfera de intercâmbio de informações e experiências de uma riqueza notável para os profissionais de água na América do Sul. É o primer Workshop que realiza GWP nesta região com esta ferramenta criada pela GWP em todo o mundo . O detalhe da ferramenta e os casos pesquisados ​​em 13 regiões de trabalho de Global Water Partnership podem ser vistos nesta página. Bem ali também pode ver os detalhes para enviar estudos de caso para ser compartilhado.

Educação na gestão da água hoje precisa de uma melhor compreensão dos aspectos multidisciplinares de governação da água e as questões legais, abordagens participativas e técnicas de resolução de conflitos. Muitas universidades com uma longa experiência na formação de recursos hídricos (principalmente engenharia de água) começaram a experimentar e novos cursos são oferecidos para abordar a relação entre a gestão da água e da terra, as capacidades do sector da água para enfrentar a variabilidade e as alterações climáticas e ligação a outras políticas sectoriais com a política da água. No entanto, apenas alguns programas de estudo são capazes de enfrentar o desafio de como adaptar o ensino multi-disciplinar em tarefas de gerenciamento de recursos hídricos. A principal tarefa dos professores é fornecer educação para os futuros especialistas em água e meio ambiente. Notou-se que o ensino geral e resultados de pesquisas teóricas devem ser completadas com experiência de campo de um site. Além disso, como hoje, muitos professores universitários não têm experiência direta na implementação de políticas governamentais, participação no planejamento dos recursos hídricos, ou a prática de gestão da água em geral.

Com base em uma pesquisa realizada em 2012 usuários de GWP GIRH ToolBox e ​​relatórios anuais de RWP analisados a partir de 2009-2012 constatou que GIRH ToolBox é uma das plataformas de conhecimento que é usado em universidades relacionada na formação de água. Existem várias universidades que ensinam vários aspectos dos cursos e programas de GIRH. Um número de universidades agrupadas em redes são usuários ativos de GWP GIRH ToolBox e incorporaram ToolBox em programas de educação.

O Workshop é a reunião de consulta para explorar necessidades educativas, e como a caixa de ferramentas de GIRH pode beneficiar da educação e do processo de aprendizagem. Os objetivos do seminário incluem:

- Compartilhar informações sobre os cursos existentes e previstas que estão relacionados com a água,

- Abordar a integração entre estratégia de GWP 2014-2019 e GWP GIRH ToolBox

- Promover a utilização de GWP GIRH ToolBox nas universidades para a troca de conhecimento e desenvolvimento de capacidades em necessidades prioritárias de água

- Melhorar as estratégias de ensino no uso de ToolBox.

- Vivenciar a estratégia educativa para a emergência de uma visão integradora da questão dos recursos hídricos.

- Compartilhar a experiência própria do participante e desenvolver atitudes cooperativas

- Integrar o educador sul-americano no compromisso com a segurança da água

Além disso, este workshop é uma oportunidade não apenas como uma divulgação de ToolBox, mas uma oportunidade real para os educadores para participar de GWP América do Sul.