Exitosa tese con base de TOOLBOX de GWP

El 14 de dezembro foi defendida com sucesso a Tese de Doutorado intitulada "Gestão Integrada de Recursos Hídricos: Desenvolvendo Capacidades para a Construção de Visão Sistêmica sobre Gestão das Águas", de Gabriela Zamignan, junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, orientada pelo prof. Dr. Carlos Hiroo Saito.

A tese teve como objetivo analisar os estudos de casos da América do Sul disponíveis na plataforma ToolBox da Global Water Partnership frente ao marco conceitual da GIRH e identificar suas contribuições para o desenvolvimento de capacidades na construção de uma visão sistêmica para a gestão da água.

Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se de uma combinação de metodologias para análise. Primeiramente, sistematizou-se um quadro conceitual da GIRH a partir de levantamento de referencial teórico sobre o tema, combinando dados obtidos em artigos científicos, declarações internacionais e publicações e ferramentas disponíveis no ToolBox GWP. Após essa etapa, utilizou-se a metodologia de modelagem conceitual com o Software CmapTools para identificar as relações entre os conceitos e favorecer a construção de visão sistêmica para gestão da água. Discutiu-se também o desenvolvimento de capacidades em GIRH a partir do olhar da educação ambiental.

Foram analisados 16 estudos de casos de gestão das águas na América do Sul, disponíveis na plataforma ToolBox GWP. A análise dos casos identificou as principais lições aprendidas nas experiências da América do Sul e suas implicações para a GIRH. Dentre os principais resultados, a elaboração do quadro conceitual da GIRH traz avanços sobre a importância de embasar a análise sob uma perspectiva integrada dos diversos elementos e áreas do conhecimento que estão conectados à gestão das águas. Desta forma, a utilização de modelagem conceitual contribui para a construção de visão sistêmica de questões complexas, como é o caso da GIRH.

O desenvolvimento de capacidades, quando pensado à luz da educação ambiental, traz avanços importantes no sentido de empoderar os indivíduos e a coletividade para uma ação mais compromissada com os recursos hídricos. A análise dos estudos de casos da América do Sul disponíveis na base de dados ToolBox/GWP identificou as principais lições aprendidas diante da implementação de ações positivas para enfrentar situações-problemas na gestão da água.

Dentre as lições evidenciadas, conclui-se que avanços efetivos na gestão dos recursos hídricos devem compreender a cooperação de diferentes setores e partes interessadas, por meio de espaços de diálogos que contemplem os diferentes interesses e múltiplos usos para a gestão participativa e integrada das águas. Além disso, os estudos de casos, quando indexados às ferramentas de gestão e ao conjunto de disciplinas proposto pelo Manual de Ensino do ToolBox GIRH (2017), oferecem um caminho promissor na adoção de abordagens integradas a fim de aperfeiçoar os resultados de implementação, permitindo que os praticantes e profissionais discutam e analisem os vários elementos do processo de GIRH e ajudem a priorizar as ações destinadas a melhorar a governança e a gestão das águas.