Uma nova tese de Doutorado baseada na ToolBox

Monise Terra Cerezini teve sua tese de doutorado intitulada “Gestão integrada e sustentável da água em bacias hidrográficas: ferramentas, desafios e diretrizes”, aprovada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos-SP, tendo o Presidente GWP-SAM Carlos Hiroo Saito como um de seus examinadores.

A defesa da tese ocorreu em 19 de dezembro de 2018, no Auditório do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade Federal de São Carlos-SP. 

A tese analisou os principais aspectos necessários para a conservação e uso sustentável dos recursos hídricos, investigar o uso e aplicabilidade das ferramentas que auxiliam o processo de tomada de decisão e propor diretrizes para a gestão integrada e sustentável da água. As ferramentas foram identificadas e analisadas a partir da estrutura do ToolBox da GWP.

Como resultado, foram identificadas 60 ferramentas utilizadas atualmente em diversos aspectos na gestão de recursos hídricos no Brasil e que contemplam a maioria dos aspectos da GIRH e podem ser utilizadas para subsidiar o processo de tomada de decisão na gestão dos recursos hídricos. Adicionalmente, foi realizada uma análise sobre a aplicabilidade das ferramentas e foram definidas diretrizes no sentido de desenvolver práticas de educação e capacitação, promover canais de comunicação, divulgação e acesso à informação e fortalecer os sistemas de gerenciamento de recursos hídricos.

 

Carlos Hiroo Saito