Lançada a Comissão dos Cursos de Água do Buzi, Púngoè e Save para supervisionar a gestão dos recursos hídricos nestas bacias partilhadas

A Comissão dos Cursos de Água do Buzi, Púngoè e Save (BUPUSACOM) foi lançada na Beira, Moçambique, a 19 de julho de 2023, após a assinatura do acordo em Harare, Zimbabué, a 17 de Maio de 2023.

A instituição das três Bacias hidrográficassupervisionará o planeamento, desenvolvimento e gestão dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas do Buzi, Púngoè e Save (BUPUSA), que são exclusivamente partilhadas por Moçambique e Zimbabué. 

 

O Secretariado da SADC felicitou os governos de Moçambique e do Zimbabué pelo sucesso da assinatura e lançamento da BUPUSACOM, a primeira instituição de três bacias hidrográficas na região. 

 

"O Secretariado da SADC considera que a cooperação na gestão da água transfronteiriça é um elemento crítico em todas as formas de desenvolvimento sustentável e dá as boas-vindas à BUPUSACOM à família de instituições de cursos de água partilhados na região", Dr. Patrice Kabeya, Oficial Sénior do Programa - Água no Secretariado da SADC.

 

No lançamento da Comissão, a Sua Excelência Cecília Chamutota, Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique, reiterou a importância estratégica das bacias do Buzi, Púngoè e Save (BUPUSA) para Moçambique. 
 
Cecília Chamutota, Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Moçambique lança a BUPUSACOM

Cecília Chamutota, Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Moçambique lança a BUPUSACOM  

 
"A barragem hidroelétrica de Chicamba, a barragem de Mavuzi, as barragens de Muda Nhaurire, Gorongosa, Chitundo e Mavonde foram construídas ao longo das bacias do BUPUSA", disse a Sua Excelência Chamutota. "As barragens são vitais para o desenvolvimento económico de Moçambique, devido à sua contribuição para o abastecimento de água à população, produção agrícola, indústria e geração de eletricidade, bem como para a preservação do meio ambiente". 

O lançamento da Comissão foi elogiado pelo Governo do Zimbabué, que se comprometeu a apoiar a realização do roteiro de percurso da Comissão.  

Sua Excelência Davis Mharapira, Vice-Ministro das Terras, Agricultura, Pescas, Água e Reassentamento Rural do Zimbabué, afirmou: "Tal como estipulado nos Acordos de Acolhimento e Estabelecimento da BUPUSA, o Governo do Zimbabué está empenhado em apoiar a Comissão no seu trabalho nas bacias". Nesse sentido, o Governo nomeou o Sr. Elisha Madamombe, como secretário executivo interino durante a transição da Comissão para uma organização de bacia hidrográfica de direito pleno. Elisha é o Coordenador Regional do Projeto BUPUSA.  

 

O Comissário sublinhou a necessidade de os dois países desenvolverem infraestruturas conjuntas para fazer face aos desafios nas bacias, que são dominadas por inundações e secas cíclicas. 

"O Governo do Zimbabué congratula-se com a Comissão dos Cursos de Água da BUPUSA e compromete-se a apoiar a Comissão na implementação do seu roteiro", declarou sua excelência Davis Mharapira, Vice-Ministro das Terras, Agricultura, Pescas, Água e Reassentamento Rural do Zimbabué 
O Governo do Zimbabué congratula-se com a Comissão dos Cursos de Água da BUPUSA e compromete-se a apoiar a Comissão na implementação do seu roteiro", declarou sua excelência Davis Mharapira, Vice-Ministro das Terras, Agricultura, Pescas, Água e Reassentamento Rural do Zimbabué 

Reconhecendo a necessidade de uma gestão e desenvolvimento conjuntos da gestão dos recursos hídricos partilhados, o Secretariado da SADC desenvolveu e adoptou instrumentos, incluindo o Protocolo Revisto da SADC sobre os Cursos de Água Partilhados (2000), a Política Regional da Água (2005) e a Estratégia Regional da Água (2006).  

 

Percebendo os benefícios da cooperação e em conformidade com o Protocolo da SADC, os governos de Moçambique e do Zimbabué criaram uma Comissão Conjunta da Água (JWC) em 2002. AJWC, o instrumento de cooperação entre os Estados ribeirinhos, actua como consultor técnico das partes em todas as questões técnicas relacionadas com o desenvolvimento e a utilização dos recursos hídricos de interesse comum. 

 

Paralelamente ao trabalho técnico, o JWC registou progressos notáveis nas negociações e na elaboração dos seguintes acordos transfronteiriços.  

  • Cooperação para o Desenvolvimento, Gestão e Utilização Sustentável dos Recursos Hídricos do Curso de Água de Púngoè (assinado em julho de 2016), 

  • Cooperação para o desenvolvimento, a gestão e a utilização sustentável dos recursos hídricos do curso de água do Buzi (assinado em julho de 2019), 

  • Cooperação para o desenvolvimento, a gestão e a utilização sustentável dos recursos hídricos do curso de água do Save (assinada em maio de 2023), 

  • A criação da Comissão dos Cursos de Água do Buzi, Púngoè e Save (COMISSÃO da BUPUSA) - (assinada em Maio de 2023), e 

  • O Acolhimento do Secretariado da Comissão da BUPUSA (assinado em Maio de 2023). 

Panorama da cooperação transfronteiriça no domínio da água BUPUSA 2001-2023

Panorama da cooperação transfronteiriça no domínio da água BUPUSA 2001-2023 

Os objectivos acima referidos foram alcançados com o apoio das seguintes agências: 
Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (SIDA) através do Programa de Desenvolvimento e Gestão Integrada dos Recursos Hídricos Transfronteiriços da Bacia do Púngoè: 

GWPSA apoiou a finalização do processo de negociação que levou à assinatura dos acordos de Buzi através do Projeto das três Bacias do Buzi, Pungwe, Save no âmbito do Programa SADC-GIZ de Gestão Transfronteiriça de Água na SADC (GIZ-TWM) – implementado em nome do Secretariado da SADC. Também foi fornecido apoio durante a última fase das negociações para o Acordo de partilha do Savee os Acordos de Estabelecimento e Acomodação da BUPUSA como parte das entregas do projeto de USD 6 milhõe  financiado pelo GEF e sendo implementado nas três bacias pela IUCN com GWPSA como o Parceiro de execução regional que apoia os dois governos. 

 

O projeto de quatro anos se concentra no fortalecimento da gestão de riscos relacionados à água por meio do reforço do monitoramento, melhorando os serviços ecossistêmicos por meio da gestão quantitativa da água, incluindo a operacionalização dos fluxos ambientais. Além disso, o projeto está desenvolvendo uma Análise Diagnóstica Transfronteiriça e o Plano de Ação Estratégica (PAE) para as bacias. 

 

 “Através do Programa de Investimento em Água da África Continental, a Global WaterPartnership Southern Africa (GWPSA) compromete-se a apoiar os esforços de mobilização de recursos da comissão e o desenvolvimento do Programa de Investimento em Água BUPUSA, que incluirá e se alinhará com o PAE das bacias”, disse o Sr. Alex Simalabwi, Secretário Executivo - GWPSA. 

 

Desde 2012 a IUCN tem vindo a trabalhar em conjunto com outros parceiros para apoiar os governos de Moçambique e Zimbabwe, e as suas agências de gestão de água nas bacias hidrográficas e este apoio continua até 2025. 

 

 “A IUCN sente-se honrada por estar aqui especialmente neste momento, pois fizemos parte da jornada de apoio à cooperação pela água em BuPuSa”, disse MauricioXerinda, Representante do País – União Internacional para a Conservação da Natureza de Moçambique (IUCN)”. “Prometemos a continuidade do nosso apoio à comissão além da posse da programação nas bacias.  

 

O lançamento da Comissão coincide com o lançamento do site da Comissão, que será usado pela Comissão para comunicar os desenvolvimentos nas 3 bacias e o progresso na implementação de quaisquer projetos nas bacias.  

 

comissao das três bacias BUPUSA consiste nas seguintes bacias hidrográficas partilhadas: a Bacia do Rio Buzi; a Bacia do Rio Pungoé e a Bacia do Rio Save. O Rio Buzi nasce nas Terras Altas Orientais na fronteira de Moçambique e Zimbabwe e flui para leste através das províncias de Manica e Sofala em Moçambique. O Rio Pungoé nasce nas terras altas orientais do Zimbabwe e flui na direcção geral de leste através de Moçambique para o Oceano Índico. O Rio Save corre do Zimbábue e desagua no Oceano Índico em Moçambique. 

 Mapa de ocupação do solo das bacias do Pungwe, Buzi e Save

Mapa de ocupação do solo das bacias do Pungwe, Buzi e Save

 

As fotografias do lançamento podem ser encontradas no Flickr.